O Sindicomerciários de Taquari e Região assinou a convenção coletiva para o comércio varejista das cidades de Taquari, Tabaí, Paverama e Poço das Antas. O documento aprovado tem validade de 1º de março de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.
O reajuste salarial será de 5,47%, com o piso salarial passando para R$ 1.679,46 no piso geral e R$ 1.745,25 para trabalhadores comissionados. Também foram reajustados os valores das cláusulas sociais.
Pelo documento as diferenças salariais deverão ser pagas junto com os salários de novembro e dezembro.
“Foi através da luta sindical que a vitória no dissídio foi conquistada. Enfrentamos a dificuldade de negociar com o sindicato patronal em alguns momentos, mas com a união e a força da categoria e com um sindicato forte e organizado pelos próprios trabalhadores, tivemos condições de lutar para vencer os obstáculos impostos nessa negociação, comenta Vitor Espinoza, presidente da entidade.
O benefício, no valor de um piso salarial, é pago para trabalhadores que estão matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. Quem possui apenas filhos estudantes, têm direito a benefício de 75% do piso para quem possui apenas dependentes estudantes.
O pagamento será em duas parcelas, em dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.
As cláusulas sociais da convenção coletiva ficaram assim:
Auxílio Creche: 10% do piso para trabalhadores com filhos de até 6 anos de idade.
Quebra de Caixa - Adicional de 12% do piso para trabalhadores que trabalham na função de caixa.
Triênio - Adicional de 3% do salário a cada 3 anos de empresa.