Começa hoje, dia 06 de março, o pagamento do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para os trabalhadores que foram demitidos entre janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2025 e que não sacaram o valor por terem aderido ao Saque-Aniversário.
Serão liberados R$ 3.000 por trabalhador, que será liberado automaticamente na conta registrada no FGTS de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Quem colocou o FGTS como garantia de empréstimos não têm direito ao benefício
Valores acima de R$ 3.000 retidos no fundo de garantia serão liberados a partir de 17 de junho.
O que é o Saque-Aniversário
Criado em 2019, entrando em vigor no ano seguinte, o Saque Aniversário permite que o trabalhador receba parte do valor depositado no FGTS no mês de aniversário. Em compensação, o saldo remanescente ficava travado por dois anos e não poderia ser sacado antes desse período, nem mesmo na hipótese de demissão sem justa causa.
Nesses casos, o trabalhador mantém apenas o direito à multa rescisória de 40% do total do saldo depositado durante o período na empresa.
A assinatura desta medida não acaba com o Saque-aniversário, os trabalhadores que ainda são optantes da modalidade irão continuar com o saldo do FGTS retido em caso de demissão sem justa causa.
Calendário de Pagamento
O pagamento será efetuado entre os dias 06 e 10 de março e será pago de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Confira a ordem de pagamento:
06 de março (quinta-feira) - Nascidos em Janeiro, Fevereiro, Março, Abril
07 de março (sexta-feira) - Nascidos em Maio, junho, julho e agosto
10 de março (segunda-feira) - Nascidos Setembro, outubro, novembro e dezembro.